Um dos principais fatores pela prática de atividade física IRREGULAR é a FALTA DE TEMPO que a população tem hoje em dia (correria do dia a dia, trânsito, altas horas de trabalho, ...). E programas de exercícios demasiadamente longos para o EMAGRECIMENTO motivam muitas pessoas a ABANDONAREM a prática regular (Viviane et al., 2005). Sabemos que chegar tarde em casa após um dia exaustivo de trabalho e ainda enfrentar duas horas na academia não é fácil para ninguém.
Mas o que fazer?
Lá em 1993, Skinner já recomendava que a PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO DEVIA SER REALIZADA DE FORMA MAIS OTIMIZADA em relação ao tempo.
Assim, Marra et al (2005) mostraram que exercícios de MENOR DURAÇÃO e MAIOR INTENSIDADE foram mais eficazes na REDUÇÃO DA GORDURA CORPORAL QUE OS EXERCÍCIOS DE LONGA DURAÇÃO E MODERADA INTENSIDADE.
Dessa forma, exercícios bem prescritos com MENOR DURAÇÃO parecem favorecer a aderência e permanência da população aos programas de treinamento (Wing & Jakicic, 2000; Stefanick, 1993). Mas se você NÃO TEM PROBLEMA EM RELAÇÃO AO TEMPO e tem todo o tempo disponível para a prática da sua atividade física e GOSTA de ficar na academia por várias horas, por vários motivos: azaração, aumento do convívio social, ou até mesmo tem o conceito errôneo de quanto mais, melhor; e entre outros motivos..., saiba que você é UMA pessoa privilegiada e invejada por boa parte da população.
Portanto, faça seu @30tododia e aproveite o pouco e precisos tempo que você dispõe. Para que tiver interesse em ler o estudo completo, o artigo FREE está publicado no Journal of Exercise Physiology no link: http://www.asep.org/files/martim.pdf ou digite no google: jeponline marra que você vai achar o artigo.
Referências:
Marra et al. Effect of moderate and high intensity aerobic exercise on the body composition of overweight men. Journal of Exercise Physiology online (JEPonline) 8: 2, 2005.
#30tododia #obesidade #emagrecimento #saúde #faltadetempo #qualidadedevida #hiit

Nenhum comentário:
Postar um comentário