Está mais do que claro que a prática do exercício físico regular reduz substancialmente a morbidade e a mortalidade cardiovascular.
Existe o lado positivo das redes sociais onde cada vez mais elas estão incentivando a população a sair do sedentarismo.
No entanto, há o lado negativo, onde existem perfis MANDANDO O SEDENTÁRIO METER BRONCA e já iniciar a atividade física de primeira, inclusive recomendando exercícios de ALTA INTENSIDADE em que a frequência cardíaca trabalha lá em cima.
Um esforço físico intenso pode desencadear eventos cardíacos isquêmicos, particularmente entre as pessoas que não estão acostumadas com a atividade física.
Dados de diversos estudos mostraram a incidência de eventos cardiovasculares durante o exercício nos pacientes com doença cardiovascular é calculada em 10 vezes aquela das pessoas saudáveis (Fletcher et al.; Anderson et al.). O risco relativo ajustado é muito maior nas pessoas que não participam de uma atividade física regular, com um aumento de aproximadamente 3 vezes no risco (Mittleman et al.; Tofler et al.). Existe um excelente meio de realizar uma auto avaliação de MODO SIMPLES E RÁPIDO: o Questionário de Prontidão para Atividade Física (Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR‑Q). (Shephard et al.; Thomas et al.). A finalidade de uma avaliação consiste em identificar tanto aqueles que NÃO SABEM QUE ESTÃO CORRENDO RISCO quanto os que sabem que correm risco para um evento cardiovascular durante o exercício.
Portanto, antes de iniciar um programa de atividade física, faça uma auto avaliação através do questionário PAR-Q e caso responda algum SIM, procure um médico. E após a liberação pelo médico, procure um profissional de Educação Física qualificado para a prescrição do exercício bem orientada.
Essa avaliação possibilita identificar as pessoas que correm risco e é simples e fácil de realizar.
Existe um excelente meio de realizar essa avaliação de modo simples e rápido: Questionário de Prontidão para Atividade Física (Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR‑Q). (Shephard et al.; Thomas et al.). Seguem as 7 perguntas abaixo.
Questionário de Prontidão para Atividade Física (Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR‑Q). 1 - Alguma vez um médico lhe disse que você possui um problema do coração e lhe recomendou que só fizesse atividade física sob supervisão médica?
2 - Você sente dor no peito, causada pela prática de atividade física?
3 - Você sentiu dor no peito no último mês?
4 - Você tende a perder a consciência ou cair, como resultado de tonteira ou desmaio?
5 - Você tem algum problema ósseo ou muscular que poderia ser agravado com a prática de atividade física?
6 - Algum médico já lhe recomendou o uso de medicamentos para a sua pressão arterial, para circulação ou coração?
7 - Você tem consciência, através da sua própria experiência ou aconselhamento médico, de alguma outra razão física que impeça sua prática de atividade física sem supervisão médica?
CASO RESPONDA ALGUM SIM, PROCURE UM MÉDICO.
APÓS A LIBERAÇÃO PELO MÉDICO, PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUALIFICA PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO BEM ORIENTADA.
Shephard, R. J., S. Thomas, and I. Weller. The Canadian home fitness test: 1991 update. Sports Med. 11:358‑366, 1991.
Thomas, S., J. Reading, and R. J. Shephard. Revision of the Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR‑Q). Can. J. Sports Sci. 17:338‑345, 1992.
Foto @thiagorrocha

Nenhum comentário:
Postar um comentário