Primeiramente é importante esclarecer que a obesidade pode ser: 1)ou pelo AUMENTO DO TAMANHO das células de gordura (adipócitos) já existentes; 2)ou pelo AUMENTO DO NÚMERO dessas células de gordura ou 3)ambas.
O aumento apenas do tamanho dessas células ocorre ao longo de toda a vida basicamente em função do saldo calórico positivo, ou seja, quando o gasto é menor do que a ingesta.
Já o aumento do NÚMERO ocorre em 3 principais momentos: - nos primeiros anos de vida; -na adolescência e -nos últimos três meses de gravidez.
Portanto, quem foi uma criança/ ou adolescente obeso e é um adulto obeso teve uma multiplicação das células de gordura. E com os exercícios e dietas, eles conseguem APENAS REDUZIR o tamanho das células de gordura mas não conseguem diminuir o número dessas células já existentes.
Por isso que, quando interrompem os exercícios e dietas RECUPERAM rapidamente a gordura corporal, pois a grande quantidade de células de gordura já existentes aumentam de TAMANHO novamente.
Dessa forma, esses indivíduos adultos que foram obesos na infância/adolescência devem ter uma PREOCUPAÇÃO muito maior em relação à manutenção do programa de reeducação alimentar e exercícios físicos.
Além disso, é de fundamental importância, a CONSCIENTIZAÇÃO dos pais para a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável na infância e adolescência.
Referência: Malina RM; Bouchard C. Growth, Maturation And Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics, 1991.

Nenhum comentário:
Postar um comentário