terça-feira, 26 de maio de 2015

Treino com Intensidade para o Emagrecimento

Hoje eu vejo as academias bombando nessa nova prescrição de que exercícios de alta intensidade (HIIT, Polarizado,...) favorecem uma maior redução da gordura corporal.


Eu sabia que isso poderia ser verdade.


Mas tem muita gente confundindo o que nós defendemos lá no passado.


Na verdade, existem 2 modelos para o emagrecimento:


1- MODELO METABÓLICO, que visa a queima da gordura durante o exercício. Ou seja, só se emagrece em exercícios de longa duração e moderada intensidade.

Eu já recebia muita porrada já lá 2001, quando fiz meu mestrado sobre o tema que os EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE eram mais eficientes do que os DE LONGA DURAÇÃO E BAIXA INTENSIDADE.


Naquela época tive que pedir os artigos pelos correios e demoravam cerca de 3 a 4 semanas para chegar. Atualmente você acessa os artigos em 1 minuto e isso facilita muito a vida do pesquisador. E muita gente safada se aproveitou disso... pegaram tudo mastigado e tiram onda de pioneiro e revolucionário.


2- E o outro, o MODELO MATEMÁTICO, que visa ter um saldo energético negativo. Ou seja, o emagrecimento ocorre quando o gasto for maior do que o consumo calórico.


3- Se existe outro modelo, o do sítio do Pica-pau amarelo, o do papai Noel, a Organização Mundial da Saúde e Federação Internacional da Obesidade desconhecem e se souberem, quero saber. 

Dessa forma, vejo os debates nas redes sociais, que o Sr Angelo Tremblay em seu artigo pioneiro sobre os exercícios de alta intensidade foi contra o modelo matemático na época!!! NÃOOOOO. Ele e eu fomos contra o modelo metabólico. Ou seja, os exercícios não queimam gordura apenas em moderada intensidade. As gorduras são mais metabolizadas através de um alto gasto calórico pós-exercício gerado pela alta intensidade. 

Portanto, a conclusão que chegamos que ambos emagrecem, mas o mais importante é gerar um alto gasto calórico para o emagrecimento. Então você pode fazer 3 horas de corrida contínua de moderada intensidade (grande gasto durante o exercício) ou apenas 10 a 15 minutos de  exercícios (grande gasto após o exercício). Se fizer moderada intensidade de 30 minutos (não vai ter nenhum, nem outro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário