terça-feira, 26 de maio de 2015

Evolução da Obesidade

Atualmente, como o ser humano prepara o seu alimento?
BASTA MEXER OS DEDOS NO TELEFONE, que em 20 minutos chega uma PIZZA na sua casa. E ainda mais, ela já vem até cortada em pedaços. Ou seja, o gasto calórico que você vai ter para comer é apenas o de mexer os músculos da boca.
Antigamente, para se conseguir o alimento, o ser humano precisava se alimentar em um ambiente e contexto social marcado pela luta e pela sobrevivência. A evolução da espécie humana transcorreu nos últimos dois milhões e meio de anos e somente a partir de dez mil anos atrás, ocorreu a domesticação de plantas e animais, e a organização da vida social em aldeias mais sedentárias, em que o modo de vida da humanidade começou a mudar.
A epidemia da obesidade teve uma explosão aproximadamente a partir de 1980 e está aumentando inexoravelmente desde então. O mais preocupante para a sociedade é que, apesar de inúmeros estudos sobre os mecanismos da obesidade, pouco progresso tem sido visto para contê-la.
Embora os fatores genéticos tenham se estabelecidos ao longo de milhões de anos, a obesidade tem um componente ambiental fundamental, que envolve, entre outros fatores, o ACESSO MAIS FÁCIL A ALIMENTOS COM ALTO TEOR CALÓRICO e a MENOR ATIVIDADE FÍSICA associadas ao transporte motorizado, empregos cada vez mais sedentários e ao aumento da exposição à TV e aos videogames, explicando, por que, somente nas últimas décadas, passamos a vivenciar esta epidemia.
Dessa forma, favorecer exposições que diminuam o consumo excessivo de alimentos e encorajam o gasto energético, como o @30tododia faz, seria um passo prioritário para se tentar impedir o avanço da epidemia da obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário